Plenário de professores do distrito do Porto

Pouco concorrido, mas com um sentimento que me pareceu unânime: a luta é para continuar.
As divergências que se ouviram prenderam-se essencialmente com o tipo de luta que teremos daqui para a frente. Já vamos para as 3 semanas de greve às avaliações e, como é óbvio, o peso no bolso de cada um começa a fazer-se sentir. Até porque, numa das suas manigâncias ilegais, o Ministério acaba de mudar a lei relativa ao desconto nos vencimentos.
Entre acabar já amanhã e esperar pela reunião de segunda-feira entre Governo e Sindicatos, ou acabar só na próxima semana, aproveitando a Greve Geral do dia 27, houve quem preferisse outros caminhos.
Uma proposta interessante que me parece ter pernas para andar: cancelar a greve às avaliações do 5.º até ao 11.º ano e manter apenas aquelas que realmente fazem mossa no Ministério, as do 12.º ano. Porque essas envolvem outras questões, nomeadamente o acesso ao ensino superior.
E com fundos de greve devidamente organizados em cada agrupamento, libertados finalmente todos os outros professores, seria muitíssimo fácil manter a luta durante longos meses se necessário. Alguns professores contratados até agradeceriam, visto que se não fossem os Conselhos de Turma em falta já estariam despedidos há alguns dias.
Tem a palavra a Plataforma Sindical e em particular a Fenprof, que já entregou pré-aviso para a próxima semana. Mas tendo reunião com o Governo na segunda-feira, seria um erro cancelar a greve desde já. Digo eu, que deixei de ser sindicalizado no dia em que os sindicatos assinaram o Memorando de Entendimento com a Prevaricadora Maria de Lurdes Rodrigues.
É que, como dizia um dos professores presentes, para já ainda não coseguimos nada.

Advertisements

About zenuno

http://despauterio.net
This entry was posted in 5dias. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s