É PÁ, TUDO BEM, ESCAQUEIREM TUDO, MAS…

… não estraguem as obras do Niemeyer.

Advertisements

About zenuno

http://despauterio.net
This entry was posted in 5dias. Bookmark the permalink.

4 Responses to É PÁ, TUDO BEM, ESCAQUEIREM TUDO, MAS…

  1. Don Luka says:

    A tua espécie de apelo (se levado à letra…) é um back to basics com todo o sentido, assim como uma música de piano a travar uma confrontação. Mas os beligerantes não querem saber. No fim cada parte quer uma fatia do bolo da vitória, mesmo que tudo pareça caminhar para ficar arrasado, como na Síria. Sobra sempre algum sangue para assentar os nomes dos heróis.

  2. xico says:

    A obra do Niemeyer é uma afronta ao povo. Um pesadelo tirânico, autoritário e centralizador de onde a ideia do povo habitar e usar a cidade foi eliminada. Pode ser tudo arrasado.

    • Mário Machaqueiro says:

      Pois, eu sei que há pessoas que pensam assim. Algumas até estimáveis, como o sociólogo Zygmunt Bauman. Mas não vão ao ponto de querer arrasar os edifícios do Niemeyer. Nunca fui a Brasília. Conheço aquele espaço só de fotografias e de filmes. Não me parece que seja uma cidade, mas um conjunto de belas esculturas habitáveis. Pessoalmente, nada contra.

      • xico says:

        Não gosto de cidades sem esquinas, onde não se possa encontrar e desencontrar, onde não se possa namorar, onde os gatos não se possam espreguiçar e onde as vizinhas não se espiem umas às outras, e as moças não falem de uma janela para outra. Um conjunto de belas esculturas ficam bem num museu ou a suportar a cúpula de uma qualquer acrópole, mas não fazem a cidade. A cidade não é um conjunto de edifícios. É sobretudo o espaço público do convívio, que é espaço sagrado, templo, onde o céu e a terra se encontram. Alfama é de longe mais cidade e mais bela que Brasília e não tem um único edifício em que não haja melhor fora dali. Mas é o sítio onde se habita bem, porque habitar é encontrar-se com o outro numa envolvente bela.
        É evidente que estava a ser irónico sobre o arrasar os edifícios. Mas para dizer a verdade não me comovia muito, são edifícios belos mas sem alma. Um edifício reconstrói-se. Uma ambiência é mais difícil.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s