Todo o apoio à luta dos professores!

Neste momento, a luta que está a levar o governo da Troika “às cordas” é, sem dúvida, a luta dos professores. A dimensão do ataque do governo à Escola Pública chegou a tal brutalidade que conseguiu o regresso dos professores aos protestos e às greves duras ao exame do dia 17 e às avaliações, formas de luta não exercidas há mais de 10 anos, graças à dedicação e à organização pela base dos professores que, mesmo sem a indicação por parte dos dirigentes sindicais, potenciaram uma luta mais forte (arranjando fundos de greve, por exemplo). Assim se conseguiu inviabilizar a esmagadora maioria das reuniões de avaliação previstas na semana passada e, no sábado, dia 15 de Junho, realizar a maior manifestação de professores dos últimos 3 anos. Foi também possível no dia 17 de junho realizar uma forte greve ao exame nacional de Português 12º ano (os sindicatos falam acima dos 90% de adesão) o que representou uma significativa derrota do Governo e do seu Ministro Nuno Crato (o tal que prometia implodir o Ministério…).

No entanto, apesar da dinâmica muito positiva da sua luta, os professores não devem esquecer o passado recente (2008) onde a sua contestação atingiu picos de fortes manifestações de 120 000 pessoas e greves acima de 90%, mas que, infelizmente, acabaram por se concretizar numa “mão cheia de quase nada”. Muito do que se passou por responsabilidade de memorandos e acordos/conivência com o governo de então, à revelia dos professores mas com a assinatura nefasta dos principais dirigentes sindicais.

 Poderá ser diferente o desfecho da luta agora?

 O desfecho da luta poderá ser agora diferente se se permitir aos professores decidir democraticamente sobre o futuro das suas contestações e se não se deixar que o processo fique isolado das reivindicações de outros sectores profissionais e das populações (como infelizmente se deixou a luta dos estivadores isolada até ser derrotada). Os dirigentes sindicais desta vez falam em “ouvir os professores” e que estão a proceder a uma auscultação da sua opinião via internet dia 18 e 19 junho e depois com plenários regionais dia 20 em todas as capitais de distrito. Mas será que a melhor forma de mobilizar para plenários é realizar “auscultações” via internet nos dois dias anteriores? Ou será que a “auscultação” da opinião para continuar uma luta de um professor será a mesma respondendo a um inquérito sozinho do que influenciado pela dinâmica de plenários com mais centenas de outros colegas e onde podem surgir realmente outras propostas alternativas? E o próprio inquérito às formas de luta está “viciado”, pois tem muitas propostas inócuas, e exclui logo à partida a manutenção da greve aos exames decisivos (por exemplo será que valerá muito o esforço da greve de dia 17 junho se depois, antes do governo recuar, o exame de Português se realizar dia 2 julho?).

Neste momento se os professores recuarem às formas de luta tradicionais do “para e arranca” estarão a pôr em causa todos os sacrifícios já feitos, o emprego de milhares de colegas (contratados e do quadro) e ainda mais a qualidade de ensino na Escola Pública do futuro. Por isso, é fundamental que todos os professores continuem a se organizar nas suas escolas e participem nos plenários de dia 20 junho, ponderando seriamente a continuação das fortes formas de luta já executadas (greve às avaliações e a exames decisivos) até o governo recuar por escrito pelo menos na recusa da mobilidade especial e do aumento da carga horária. A vitória do governo será a vitória da troika, dos banqueiros apoiados pelo Estado com milhares de milhões de euros enquanto o país cada vez mais se afunda no desemprego e precariedade, será a vitória dos grupos económicos que ambicionam a total degradação dos serviços públicos (para assim ganharem ainda mais milhões nos seus serviços privados “alternativos”)… A vitória dos professores será uma vitória de todos os outros.

 André Pestana (eleito pela lista alternativa 3R’s http://www.movimento3r.pt/  para o Conselho Geral do SPGL- o maior sindicato da FENPROF).

Advertisements

About zenuno

http://despauterio.net
This entry was posted in 5dias. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s