oh mãe, entrei para o cinco dias*

Image

 centenas de milhar de pessoas na rua no Brasil … por um vintém? …também.

Image

Image

ImageImage

Como na turquia onde o ‘çapuling‘ é reciclado, de negativo-marginal até se tornar palavra-símbolo da positiva resistência, e onde uma luta pequena (um parque, a recusa de mais um aumento no custo de vida…) se alarga até ser apenas o cimento que cola toda a gente na rua… o sentido de humor popular ataca de novo: ‘V de vinagre‘, em vez de vingança, à conta da polícia brasileira, (como a de Istambul, note-se), ter andado a confiscar garrafinhas do ‘perigoso líquido’, passadas de mão em mão para proteger os manifestantes dos efeitos do gás lacrimogénio. 

Quando o inimigo tem muito mais poder (de força bruta e de controlo e manipulação da informação e da opinião pública sobre os protesto) o melhor é mesmo usar a força do ataque em boomerang, como um espelho que ‘devolve o raio’ ao atacante. Muitos dos cartazes que se vêem nas mãos das manifestações questionam os estádios e gastos com a ‘Copa’ (e as limpezas de bairros pobres e favelas a que estas ‘requalificações urbanas’ costumam dar desculpa) e o hino do campeonato, matraqueado na TV, já foi subvertido e é usado agora como hino da revolta… «vem pra rua porque a rua é a maior arquibancada do Brasil»…

 

( * … ok, tou cá mas tenho a dizer que o nível de agresssividade, a falta de sentido de humor e o excesso de testosterona pelas caixas de comentários deste estabelecimento deixa a desejar. como tal, fica o aviso: se se esticarem nos comentários (insultos-indelicadezas-facholices de qualquer tipo) acabo com eles, câncio-style, que para deprimir já me basta a chuva e o governo. testem lá a ver se eu não mordo.)

Advertisements

About zenuno

http://despauterio.net
This entry was posted in 5dias and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

10 Responses to oh mãe, entrei para o cinco dias*

  1. feijo says:

    adoro-te. a brincar, a brincar ainda vou de arrasto.

  2. José Corvo says:

    Não confundir o Brasil com tudo o resto porque a direcção política está no rumo do socialismo e em alternativa temos a ditadura militar. Não acreditam?

  3. subcarvalho says:

    ora, ora, vejam lá quem anda por aqui…é desta que recomeço a vir cá a esta tasca todos os dias…que as outras, as dos neguinhos, só uma vez por semana!

    beijo!

  4. Rocha says:

    Benvinda Gui, mas desculpa que te pergunte: mas para que serve a internet afinal senão para descarregar testosterona?

    A malta esquece, a malta não sabe de história, mas a internet é uma arma repressiva desde que fundada pelo exército dos Estados Unidos. A testosterona não é toda igual, a minha testosterona é melhor que a dos fachos, porém também tem dias, como toda a gente.

    Mas, como mostram as imagens que publicas, com as quais te estreias muito bem, continua ser verdade que a rua é o lugar certo para libertar a besta da testosterona, o animal dentro de nós. Temos é que virar o jogo, rua com o poder e dar o poder à rua. Se vem aí a batalha campal, vamos a ela!

  5. A.Silva says:

    BEM VIIIIINDA! 🙂

  6. Ora, folgo muito em encontrar tão estimada amiga na tasca. Beberemos um copo?

    • guicastrofelga says:

      oi camarado rafael! saem duas frescas para a mesa do canto, a daqueles dois com ar conspirativo!!! 😉

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s