Da Turquia, desta vez com algum realismo

998256_292825407521561_1849935030_n

Esta é uma boa imagem. O Estado turco está há vários dias com o aparelho repressivo armado de um Estado. Vou repetir: de um Estado inteiro! – a tentar demover a população desarmada e…não consegue. Os homens desse Estado até já pediram desculpas, lembrando a máxima gramsciana, consenso e coerção, em versão fast food, vulgo, política do pau e da cenoura.

Andar a divulgar imagens da polícia a bater nos manifestantes – que é sempre aquilo que enche as páginas dos media -, em vez da imagem contrária (no mínimo deveríamos ter acesso às duas), tem uma mensagem política de incutir medo mas sobretudo diz muito sobre a filosofia que por aí grassa, que se resume nesta frase «este é um Estado democrático, não devia reprimir». E o Pai Natal, chega que dia?

Os desiludidos da democracia parlamentar já terão reflectido que mais de metade dos europeus do sul acha que «os partidos são todos mesma coisa» porque estão em ruptura com o regime democrático como um todo, que lhes deu qualquer coisa como zero em termos de mobilidade social? Já pensaram quantos portugueses é que acham que vivem numa democracia? E, ainda por último, esta democracia, armada, violenta, conhecida por democracia-liberal, parlamentar, é o fim da história? Isto ou o gulag? Melhor não conseguimos?

Saúde ao povo turco, aos que perderam o medo!

Acompanhe em directo aqui tudo o que se passa na Praça Taksim.

Advertisements

About zenuno

http://despauterio.net
This entry was posted in 5dias. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s