O Exame de Matemática da 4ª Classe

exames
Mais do que o regresso dos exames de fim de ciclo, todo o circo que se gerou em seu redor é profundamente ridículo. Desde a famigerada declaração sobre a posse de telemóveis até à permissão de ida à casa de banho durante a prova com escolta até ao interior do WC e, conforme os casos, até dentro do closet – não nos esclareceram se os funcionários teriam também de segurar na pilinha dos alunos.
Há ainda a questão das deslocações para fazer a prova. Deslocações que chegaram a ser de dezenas de quilómetros. E é aqui que reside o maior escândalo de tudo isto. É que enquanto os alunos das escolas públicas tiveram de fazer essas viagens, os alunos das privadas fizeram tranquilamente o exame dentro da sua própria escola. Sem stress a não ser o decorrente da realização da prova.
Compreendo que os colégios não quisessem que os seus alunos fossem fazer exame a uma escola pública. Para além de terem de suportar os custos da logística, mesmo que depois os imputassem aos pais, toda a gente sabe que os alunos das escolas públicas têm piolhos. E não queremos misturas com gente dessa, terão pensado os senhores directores, que lá conseguiram mais um frete do Governo. Sacrificando os mesmos de sempre.
Sei como decorreram os exames nas escolas públicas. Lá, as portas das salas estão sempre abertas. Não há ajudas. No remanso dos colégios, sinceramente, fico sempre com muitas dúvidas.

Advertisements

About zenuno

http://despauterio.net
This entry was posted in 5dias. Bookmark the permalink.

5 Responses to O Exame de Matemática da 4ª Classe

  1. Dezperado says:

    “Mais do que o regresso dos exames de fim de ciclo, todo o circo que se gerou em seu redor é profundamente ridículo.”

    Tem toda a razão, basta ler o seu post.

    “Deslocações que chegaram a ser de dezenas de quilómetros.”….dezenas de km….depreendo que sejam no minimo 20km….e como deve saber…é mentira.

    “Para além de terem de suportar os custos da logística, mesmo que depois os imputassem aos pais, toda a gente sabe que os alunos das escolas públicas têm piolhos.”

    Esta frase, resume bem o que disse no inicio.

  2. Paulo Barros says:

    Os alunos das escolas privadas foram fazer os exames às escolas públicas, pelo menos foi o que aconteceu no concelho de Santa Maria da Feira. Dizer que os alunos dos privados não tiveram que ir às escolas publicas não é totalmente correto.

  3. Deixo aqui esta carta à vossa consideração:
    http://www.anjoinutil.blogspot.pt/2013/05/diz-que-vao-diminuir-as-actividades.html

    talvez mereça entrar no debate.

  4. JgMenos says:

    Num país em que a fraude e o copianço ganharam estatuto de ‘normalidade’ tudo o que se faça para mudar esse hábito de pretensa ‘acção solidária e libertária’ devia ser aplaudido e estimulado.
    Honrar a palavra dada não é propriamente conceito revolucionário ou progressista, mas é seguramente condição para descolarmos da baixeza a que chegamos.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s