Morreu o Manuel Vicente


imagem João Afonso, daqui

Recordo-me que da primeira vez em que estive numa conferência do Manuel lhe dirigi uma das perguntas clássicas dos estudantes de arquitectura de então: qual a diferença entre a escultura e arquitectura. O Manuel respondeu o que nunca mais esqueci: a arquitectura contem o espaço e a escultura é contida pelo espaço.
Mais tarde partilhei com o Manuel seis anos de direcção da Ordem dos Arquitectos. E tantas, mas tantas vezes discordámos. Ficámos, desde então, amigos. Depois de sairmos da direcção da OA ainda nos fomos encontrando nos corredores da Assembleia da República. Arrastávamo-nos por lá, em defesa da primeira Iniciativa Legislativa de Cidadãos – da qual éramos dos primeiros subscritores – e mesmo que os truques parlamentares e uma negociata entre ordens profissionais nos fosse roubando a paciência e derrubando a esperança de ver a arquitectura valorizada pela lei da República. Combinámos uma almoço que nunca se concretizou. Nas últimas semanas, comecei um trabalho num bairro que ele projectou. Fui adiando o telefonema que lhe queria fazer. Agora já não posso. Porra.

Advertisements

About zenuno

http://despauterio.net
This entry was posted in 5dias. Bookmark the permalink.

One Response to Morreu o Manuel Vicente

  1. José Luís Moreira dos Santos says:

    Não por ser mais velho do que você, Tiago, mas pelo facto de durante a minha vida me ter acontecido deixar para depois o cumprimento de um dever para com um amigo, posso-lhe garantir – eu que tenho a dúvida por parceira inseparável – que durante o periodo em que naõ fez aquilo que agora acha que devia ter feito, não realizou tarefa mais importante. Nunca mais proceda assim, se amigo, sempre amigo enquanto for, em todos os momentos e circunstâncias. Ainda é novo, e mesmo que a sua entrega seja a causas justas, elas só serão se não tiverem o preço do esquecimento de um amigo. A primeira revolução que individualmente somos capazes de fazer, é construir uma amizade. Porquê? Porque de modo permanente.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s