Obviamente, demitam-se!

Todos os argumentos mobilizadores para as manifestações que hoje irão encher as ruas deste país já terão sido dados. Até entre militantes do PSD a apreciação pública deste governo é devastadora e a sua demissão é a única solução possível para evitar a radicalização do confronto.
Mas vejamos quais são os argumentos invocados para a sua manutenção em funções. Esgotada que está a tentativa de encontrar dados favoráveis que atestem competência e transmitam confiança (o que dizer de um Orçamento que com um mês de execução já está em derrapagem e a exigir medidas extraordinárias?), o governo tem vindo a entrincheirar-se no argumento da legitimidade democrática e os seus seguidores no de que não há alternativa.
O primeiro argumento radica no pecado da soberba. A democracia não corresponde a um acto isolado de quatro em quatro anos, em que o povo passa um cheque em branco aos vencedores das eleições. O célebre momento durante a campanha eleitoral em que uma jovem se dirige a Passos Coelho perguntando se ia roubar o subsídio de Natal da sua mãe, roubo que o próprio nega veementemente e que passados poucos meses veio a anunciar, comprometem tanto a democracia como as nossas carteiras. No dia em que Passos anunciou o roubo, perdeu legitimidade democrática, por mais deputados que continuem a apoiá-lo.
O segundo argumento procura sustentar-se na preguiça do eleitorado. Pensa que não há alternativas? Construam-se. Fazer o contrário é perigoso? Arrisque-se. Não confia “neles”? Tome a palavra. Dá trabalho, exige esforço e implica coragem. Tal como a 24 de Abril de 1974, a luta pela democracia confunde-se com o combate pelas nossas vidas. Tal como a 25 de Abril de 1974, a liberdade está na rua.

Hoje no i

Advertisements

About zenuno

http://despauterio.net
This entry was posted in 5dias. Bookmark the permalink.

One Response to Obviamente, demitam-se!

  1. CausasPerdidas says:

    Imagens de Setúbal.
    O “Movimento 15 de Setembro – Setúbal”, fundado no dia da grande manifestação (que por sinal era dia da Cidade e do Bocage) convidou os setubalenses a associarem-se ao resto da país:
    http://sonodomonstro.blogspot.pt/2013/03/passos-ladrrao-vais-parrar-ao-caldeirrao.html

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s