Lá vai no mar da palha o cacilheiro*

Desde o anúncio da escolha da artista plástica Joana Vasconcelos para representar Portugal na Bienal de Veneza de 2013 que a participação nacional tem estado afundada em polémica. Francisco José Viegas – provavelmente nos próximos tempos este será o único texto que referirá o anterior secretário de estado sem fazer qualquer referência brejeira – utilizou o famoso argumento do “porque sim” o que, em boa verdade, não destoa da regra.
Soube-se esta semana que a ideia da artista Joana Vasconcelos é levar um antigo cacilheiro como “embaixada da cultura portuguesa” decorado com produtos portugueses. Explodiu a polémica. Mário Moura, no seu blogue, descreveu a ideia como um “Cacilheiro Gurmê” e Raquel Varela pergunta “quem paga o cacilheiro podre”.
Contrariamente aos críticos, a ideia parece-me bastante interessante. Esquecendo a apendicite decorativa, se o cacilheiro se for afundando mais depressa que Veneza será uma excelente parábola. Do país, do governo, do respeito pelo trabalho e pelos trabalhadores, da cultura de Estado, das representações nacionais.
Fingindo que a arte se deve subjugar a interesses privados e/ou reduzir à promoção da “marca Portugal”, Joana Vasconcelos tem a oportunidade de cumprir o seu papel social ao mostrar Portugal a partir de um acto político de denúncia da situação de vida da maioria dos cidadãos que habitam no país que representará e que, durante toda a sua vida, nunca receberão do Estado tanto como os 175 000,00€ reservados para a intervenção artística.
A seguir ao “Lisbon Ground” (2012) podemos ter um “Underwater Portugal” (2013).
A bem da nação.

* Do poema “O Cacilheiro” , de José Carlos Ary dos Santos, cantado por Carlos do Carmo

Publicado hoje no i

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One Response to Lá vai no mar da palha o cacilheiro*

  1. JgMenos says:

    Nada como alhos com bugalhos mais um pouco de coisa nenhuma para clarificar uma situação!

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